Neste domingo (21), o atual Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva compareceu à cúpula do G7 para discutir questões urgentes no cenário internacional e coordenar políticas. Na reunião, o Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky estaria presente para se reunir com os líderes dos países que se mantiveram neutros, como o Brasil e Índia. Zelensky foi bem sucedido em se encontrar com o Primeiro Ministro da Índia, Narenda Modi, mas não com Lula.
O The New York Times afirma que Lula “fugiu”.
“Encontrei-me com quase todo mundo, quase todos os líderes, e todos eles têm suas próprias agendas, então acho que foi por isso que não pudemos nos encontrar com o presidente brasileiro”, afirmou Zelensky, em uma entrevista coletiva.
Lula, no entanto, disse que Zelensky se atrasou e não pôde comparecer ao encontro marcado para às 15:15, domingo, dia 21.
Porém, a própria agenda de Lula o desmente, já que reunião marcada para 15:15 não era com o líder Ucraniano, e sim, com o Primeiro-Ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.
Lula não conseguiu cumprir uma simples tarefa, o que custou a ele (e talvez ao Brasil) o título de “aliado da Rússia”, pelo The New York Times, algo que com certeza não nos favorece internacionalmente.
Apesar disso tudo, Lula diz continuar na mesma posição sobre a Guerra da Ucrânia: “Estou tentando, com outros países, como Índia, China e Indonésia, construir um bloco pela paz no mundo”. Completa: “O mundo não precisa de guerra, precisa de paz.”
O presidente Ucraniano afirmou querer continuar o diálogo com o Brasil.
Como podemos ver, Lula não mudou nem um pouco: continua mentiroso. A inabilidade do atual Presidente em manter uma diplomacia decente já demonstra quem está nos governando. O mesmo incompetente de anos atrás, que foi eleito pelo mesmo motivo de sempre, que é o populismo barato. Quando perguntaram Zelensky se estava decepcionado por Lula não ter comparecido à reunião, ele respondeu: “Eu acho que Lula ficou decepcionado”, em tom irônico.
Este é o atual ocupante do cargo mais alto da República…
Autor: J.M.
Matérias:
Revista OESTE, Agenda contradiz versão de Lula sobre encontro com Zelensky.
Revista OESTE, New York Times chama Lula de aliado da Rússia.