O exército é uma antiga instituição de respeito que tem por função preservar a honra e a defesa da nação. Mas, como filhos da Pátria, as Forças Armadas têm funções muito além das que o exército tem por fundamentais: a de contribuir com o bem-estar social. Tendo em mente esse papel secundário do exército, pode-se observar seus meios de agir socialmente, um exemplo são os Colégios Militares, que ensinam os alunos de maneira incomum, incrementando a disciplina militar em seus métodos, preparando o jovem para a carreira de defensor da pátria.
A forma mais simples de ingressar nos colégios militares é por meio de processos seletivos, o que já é algo bem comum, mas o curioso é que os colégios militares permaneceram isentos da política de cotas sociais e raciais por bastante tempo, mas era apenas uma questão de tempo até isso mudar.
As Forças Armadas mantinham esse assunto intocado, argumentando que a norma das cotas não abrangeria colégios militares, citando apenas instituições de ensino técnico, médio e de ensino superior. Entretanto, a Justiça Federal ordenou que as vagas nos colégios militares deverão seguir a distribuição descrita pela ação civil pública do Ministério Público Federal, forçando a política de cotas, sob argumento de que as Forças Armadas utilizavam de uma interpretação equivocada da legislação para negar as reservas de vagas aos que se beneficiam das cotas. De acordo com a Justiça, “Promove-se, portanto, uma mudança forçada, que o rumo de um Estado conservador e elitista não é capaz de romper”.
Tais mudanças são apenas mais uma etapa da grande bola de neve que as políticas da cultura woke estão fazendo em nosso país. É difícil de se imaginar o que todas elas juntas irão provocar, mas é certo de que seus efeitos sobre a sociedade brasileira tem sido desastrosamente vergonhosos.
Autor: Vinícius.
Referências:
Agência Brasil. Decisão judicial determina adoção de cotas em colégios militares. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2025-02/decisao-judicial-determina-adocao-de-cotas-em-colegios-militares.