A educação é um assunto sério. Uma frase que resume o poder dela é “Quem controla a escola governa o mundo”; esta frase é o título de um livro escrito por Gary DeMar, cujo o objetivo é mostrar como o sistema educacional impacta a sociedade, podendo ser usado como ferramenta social que, se quando cai nas mãos de ditaduras sanguinárias como os regimes nazista e soviético, podem ser uma fonte de corrupção social.
Aqui no Brasil, esta ferramenta é usada como meio de emburrecer a população, deixando-a mais fácil de ser governada, mas ignorante, truculenta, incapaz e xucra, às vezes de maneira até animalesca. Um exemplo disso foi o que ocorreu recentemente no CIEP — Brizolão — João Saldanha, de Belford Roxo, Baixada Fluminense (RJ), na quinta-feira dia 13, onde a diretora do colégio foi agredida gravemente ao tentar interromper uma briga entre um aluno e uma mulher dentro do colégio. A mulher chegou a ser até arrastada pelo chão e, no fim, teve de sair do lugar em uma cadeira de rodas pois não conseguia sequer andar.
A situação indesejada se iniciou nos corredores da escola, sendo registrada por diversas testemunhas. A princípio, a diretora aparece nas filmagens ao lado de uma outra mulher, tentando apartar uma briga entre essa mulher chamada Cíntia (que é mãe de outros dois estudantes do colégio) e um outro estudante.
Quando Cíntia tentou atingir o estudante, a diretora se colocou entre os dois, tentando finalizar a situação, mas acabou sendo agredida no lugar do menor.
O motivo da balbúrdia ainda não foi totalmente esclarecido, sabe-se, porém, que se iniciou após um desentendimento entre dois jovens, e então, a mãe de um deles decidiu que a maneira mais eficiente de resolver o problema e defender seu filho seria partindo para cima do outro jovem, um ato de total infantilidade, insensatez e irresponsabilidade, típico de um povo mal educado. Ao fim, a diretora saiu do local em uma cadeira de rodas com escoriações e torções, recebendo atendimento médico após isso. A Polícia Militar (PM) foi acionada, registrando o caso na 54ª DP (Belford Roxo).
O caso mostra mais uma vez o total desrespeito com o mínimo de decência ao se comportar educadamente em público e uma completa falta de respeito com o ambiente educacional. Este e diversos outros casos são provas da total falta de seriedade com que os brasileiros enxergam a escola, sem fazer um mínimo esforço mental em se comportar adequadamente e resolver um problema que muito provavelmente se solucionaria de forma muito mais eficiente na sala da orientação pedagógica ou da própria diretora.
Enquanto os governos não pararem de coordenar as coisas de maneira incompetente e começarem a reformar o trágico sistema educacional do Brasil, acabando de vez com o pensamento Paulo-Freireano, que infestou o meio de ensino no Brasil, muitos outros casos assim se repetirão, podendo ter desfechos até piores do que o que este teve.
Autor: Vinícius.
Fontes:
Diretora de escola tenta apartar briga e deixa unidade de cadeira de rodas. Disponível: https://www.em.com.br/nacional/2025/03/7088908-diretora-de-escola-tenta-apartar-briga-e-deixa-unidade-de-cadeira-de-rodas.html.
Diretora de Ciep é agredida ao tentar apartar briga e precisa deixar a unidade de cadeira de rodas em Belford Roxo. Disponível em: https://g1.globo.com/google/amp/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/03/19/diretora-de-ciep-e-agredida-em-belford-roxo.ghtml.